Global Changemakers!

Global Changemakers!
Setting the scene, highlighting the facts!

Just the beginning :D

segunda-feira, 12 de outubro de 2009 17:29 Postado por Italo Ribeiro ;)

O aluno Italo Ribeiro Alves, estudante do 3º Ano do Ensino Médio Integrado ao curso de Enfermagem da escola pública Governador Adauto Bezerra, em Fortaleza – Ceará, foi o único brasileiro selecionado para representar o Brasil no evento “Global Youth Summit 2009” (Cúpula Mundial da Juventude 2009) promovido pelo “British Council” (Conselho Britânico) através de sua rede “Global Changemakers” (Fazedores Mundiais de Mudanças) que acontecerá em Londres no período de 15 a 21 de Novembro. Entre mais de 1100 candidatos no mundo inteiro, somente 60 foram escolhidos através de uma seleção árdua e extremamente concorrida para ter a oportunidade de expor suas idéias, pontos de vista, adquirir mais conhecimento e impactar suas comunidades com relação a assuntos globais como Ativismo Social, Economia, Meio-Ambiente, entre muitos outros.
Ítalo, que desenvolve trabalhos sociais voltados para a saúde pública de deficientes físicos e mentais além de trabalhos que valorizam os direitos humanos e crenças religiosas na sua igreja, se considera um cidadão inconformado com a atual situação dos jovens brasileiros.

“ Uma das minhas maiores preocupações é a de servir como influência para os jovens brasileiros. Por ter estudado minha vida inteira em escolas públicas e pertencer a camada sócio-econômica menos favorecida, pude conviver com pessoas de todos os temperamentos, personalidades, níveis sociais, etc. Concluí que o que falta é ‘motivação’. Todos os dias os jovens estão desperdiçando oportunidades de fazer as suas vozes serem ouvidas e embora também estejam indignados com alguns aspectos da sociedade,, acabam aderindo ao conformismo e a normalidade dos fatos, o que eu encaro de uma forma diferente dos outros. Há muitas pessoas que estão somente esperando por um incentivo ou estímulo, e agora que me tornei um “Global Changemaker”, admito como obrigação o dever de ajudar ativamente através de participação em discussões de redes internacionais, palestras e outros meios para conseguir novas maneiras de abordar meus reais alvos, já que juventude realmente se atrai por novidades”. Ressalta Ítalo.

O evento acontece anualmente e oferece 60 oportunidades para jovens ativistas sociais que vivem no mundo inteiro para se reunirem durante uma semana e discutir sobre o atual cenário mundial, abordando os aspectos relevantes não só dos seus países, mas de todos os outros, tomando e destacando o grau de importância de cada um desses assuntos para a formulação de soluções para cada um deles. Ao final do evento, haverá uma nova seleção para a escolha de 6 jovens entre os 60 para representarem os seus respectivos países no “World Economic Fórum” (Fórum Mundial de Economia) que acontecerá em Janeiro em Davos na Suíça.

“A importância da participação brasileira neste evento é suprema. Primeiramente porque somos um país emergente e agregamos a esse fato vários aspectos do subdesenvolvimento ainda, ou seja, algumas conseqüências para o nosso atual cenário ainda se dão pelo fato de ainda haver grande índices de pobreza, altas taxas de desemprego, carência na educação, entre outros. Porém, a economia brasileira tem avançado muito, e como em nenhuma edição do fórum tivemos a oportunidade de ter um jovem representando o Brasil, acredito que estou repleto de chances e capacitado para fazer uma excelente representação do nosso país. Tenho estudado muito e me preparado a cada dia mais. Antes de me tornar um Global Changemaker, eu tive que adquirir o perfil necessário. Não basta apenas ser alguém indignado com a sociedade e engajado em voluntarismo digno de reconhecimento, mas ser alguém ciente e informado sobre os principais temas abordados no mundo atual, em especial, economia. Estou bastante entusiasmado e motivado para chegar logo em Londres, iniciar meu trabalho e conhecer meus futuros amigos e líderes mundiais. Será ótimo saber que serei impactado pelos choques culturais, afinal, jovens dos mais diversos países como Bangladesh, Índia, Indonésia, Canadá, Japão, Serra Leoa, Paraguai, etc., estarão presentes.”

O “British Council” (Conselho Britânico) é uma organização internacional, cultural e independente (sem fins lucrativos) do Reino Unido que promove oportunidades educacionais, contando com uma rede de escritórios em 110 países. O seu objetivo é ganhar o reconhecimento dos valores do Reino Unido, idéias e realizações e nutrir relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos entre o Reino Unido e outros países. Em todo o seu trabalho procura-se o envolvimento direto ou indireto com o público jovem para a representação da Grã-Bretanha contemporânea, com sua população diversificada e seus quatro distintos como: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
O “British Council” tem ajudado a reunir pessoas e organizações no Brasil e no Reino Unido desde 1945. Toda a equipe de funcionários trabalha para desenvolver laços mais fortes e maior compreensão mútua entre os nossos dois países e tentar atualizar e melhorar a percepção do Reino Unido em todo o Brasil.

Para participar das próximas edições do “Global Youth Summit”, é necessário que os candidatos possuam:

• Idade entre 16 e 25 anos;
• Nível fluente na língua inglesa (O evento inteiro será dado na mesma);
• Perfil de liderança;
• Estar engajado e/ou ter projetos sociais relevantes que visam destacar os assuntos de abordagem global como Meio-Ambiente, Trabalho Jovem, Direitos Humanos, Saúde Pública, Direitos das Crianças, Educação, etc.;
• Excelentes habilidades de comunicação e adaptação a novas realidades;
• Ter motivação e desejo de mudança no mundo.

Para maiores informações sobre a participação do aluno Ítalo Ribeiro Alves e sobre o evento, sintam-se livres para enviar e-mails para o seguinte endereço: italoribeiroalves@gmail.com ou para ligar para os seguintes números 85 8653-6283/ 85 3294-7668.

Comments (2)

Thank you God *-*

Hey my Brother Italo!! Congratulations!!
I'm sure, you will represent our country with so much dedication and love.
Tanks for your initiative, we are rooting for you!!

God bless you! :D

Postar um comentário