Global Changemakers!

Global Changemakers!
Setting the scene, highlighting the facts!

Man Up Young Leaders Summit – Dia 5 (7 de Julho de 2010)

segunda-feira, 26 de julho de 2010 08:02 Postado por Italo Ribeiro ;)

Já era quarta-feira. O Summit só estava na metade da sua programação e as surpresas e aprendizado já foram supremas. O dia 7 marcava o início dos workshops profissionais. A delegação brasileira dividiu a participação nos workshops de forma que todos se beneficiassem de uma forma completa. A lista dos workshops para o primeiro horário do dia era:


10:15 – 11:45

1. Construindo e Mantendo Parcerias e Colaborações (Jenny Karp, Social Solutions);

2. Aprimorando o seu pitch (Sue Jaye Johnson, Journalist and Adj. Professor, Columbia University)

3. Advocacia Móvel – Campanhas SMS (Ssozi Javi, Women’s Network of Uganda)

4. O Modelo Parceria Educional (Jean-Marie Nkurunziza, Sonke Gender Justice Network)

5. Maximizando o Poder da Tecnologia e Mídia Social para Suportar a Sua Causa (Ian Schuler, National Democratic Institute);

6. Abordagens Baseadas em Filmes para Efetiva Comunicação (Victor Ombonya, Film Aid);

7. Radio Advocacia – Encontrando sua voz (Sara Marie Ortiz, MFA and Indigenous People Advocate);

8. Indo ao vivo com sua mensagem: Como trabalhar efetivamente com jornalistas (Ida Jooste, Internews Kenya);

9. Você pode publicar – Uma ação aprendida (Sarah Mohazzebi, Journalist);

10. Arrecadação de fundos criativa (Jessica Greer Morris, Project Girl Performance Collective, Man Up);

11. Crescendo com seu programa para outras localidades (Neil Watson, The Violence Initiative)



Will e eu fomos para a sessão número 10. A propósito, essa sessão foi a mais criativa, interativa e prazerosa de todas. Jessica disponibilizou materiais e dicas fundamentais no trabalho para a arrecadação de fundos. Ela deixou bem claro que: Fundraising não é conseguir o dinheiro, mas todo o processo que se leva até chegar a ele. Ela deu vários exemplos e métodos de como fazer um efetivo fundraising e como deixar as pessoas interessadas pelo seu projeto. Ela ficou maravilhada quando contei a história de que eu consegui o cartão-contato de Melinda Gates (Esposa do Empresário Milionário Bil Gates e Diretora da Melinda e Bil Gates Initiative, nos Estados Unidos. Muitos dos outros participantes ainda não tinham experiências com isso, mas tenho certeza de que depois desse workshop eles já tinham várias ideias. O mesmo aconteceu com o Will e eu. Antes mesmo do workshop acabar, nós já estávamos quase na sexta página de anotações sobre como aprimorar o nosso projeto e conseguir fazer um fundraising efetivo. Caracterizamos uma estratégia forte para aplicar na React & Change, além de identificar vários defeitos na nossa estratégia anterior. O workshop sobre fundraising foi um dos mais importantes para trazer uma nova motivação e mostrar a nossa capacidade em alcançar passos difíceis na realização de um projeto nacional, e que muitas vezes geram medo em iniciantes.




Delegação Brasileira e Jessia Moris

Após esse workshop tivemos um agradável almoço com o grupo BLACK SONSHINE. Também aproveitamos para compartilhar o que aprendemos com os outros delegados.

Tivemos outros workshops pela tarde

13:15 – 14:45

1. Organizando uma campanha focada na juventude (Dana Podmolikova, Peace and Child International);

2. Bases de Advocacia (Sandra Sirota, Advocacy Lab);

3. O modelo parceria educacional (Jean-Marie Nkurunziza Sonke Gender Justice Network);

4. Além das margens – garantindo total envolvimento comunitário (Margaux Delotte-Bennett, Sasha Bruce Youthwork);

5. Movimentos Sociais Online (Ian Schuler, National Democratic Institute);

6. Crescendo o seu programa para outras localidades (Neil Watson, The Violence Initiative);

7. Você pode publicar – Uma ação aprendida (Sara Mohazzebi, Journalist);

8. Eles e nós: Uma viva conversa entre delegados e jornalistas – Como trabalhar juntos (Ida Jooeste, Internews Kenya);

9. Conduzindo necessidades relacionadas a violência contra a mulher (Jenny Karp International Public Health Initiatives);

10. Radio na Estrada: O diário da AIDS de Thembi como um modelo para diálogo comunitário (Sue Jaye Johnson, Journalist and Professor, Columbia University);

11. Abordagems inovadores para construir uma campanha nacional (Ms. Goodness Zulu, Film and Publication Board of South Africa)



Nós participamos do Workshop #1. A palestrante era uma garota muito jovem e possuia uma vasta experiência em eventos grandes juvenis. Ela é uma das organizadoras do World Youth Congress, que acontecerá na próxima semana na Turquia. Ela nos ajudou a estruturar métodos para sermos bem-sucedidos na construção de uma campanha voltada para a juventude. No final do workshop ela avaliou o nosso pitch e disse qual tipo de projeto ela não patrocinaria naquele momento.



Ainda tivemos um terceiro período de workshops:

15:00 – 16:30

1. Organizando uma Campanha Focada na Juventude (Dana Podmolikova, World Youth Congress);

2. Escrevendo Propostas para Projetos sobre Violência Contra a Mulher (Susanna Nemes, Social Solutions International);

3. Bases de Advocacia (Sandra Sirota, Advocacy Lab);

4. Radio Advocacia – Encontrando sua voz (Sara Marie Ortiz, MFA and Indigenous People Advocate);

5. Indo ao vivo com sua mensagem: Como trabalhar efetivamente com jornalistas (Ida Jooeste, Internews Kenya);

6. Abordagem beseadas em filmes para efetiva comunicação (Victor Ombonya, Film Aid);

7. Atirando para vencer – Fazendo um impacto estratégico com programas de mudança social (Meghan Mahoney and Dave Czesniuk);

8. Hip Hop, Advocacia e Mudança Social (Toni Blackman);

9. Advocacia Móvel – Campanhas SMS (Ssozi Javi, Women’s Network of Uganda);

10. Do entrevistador ao entrevistado: Como efetivamnte comunicar sobre questões sensíveis e histírias em Jornalistmo (Sara Mohazzebi, co-led with Lovetta Conto, delegate).



Eu participei da sessão #2 e Will participou da sessão #8.

Na minha sessão, tivemos a oportunidade de detalhadamente saber como escrever uma proposta sobre projetos e como abordar possíveis parcerias e patrocinadores. Recebemos um material necessário para isso e conseguimos adquirir um conhecimento importante para a concretização de tais estabelecimentos de parcerias. Nunca pensei que esse processo fosse tão complexo. Mas é necessário ter um preparo físico e psicológico para estudar a sua proposta e estruturá-la de acordo com os passos aprendidos. Tal atividade demanda um grande espaço de tempo e dedicação, pois a análise e leitura continua da proposta são fundamentais. Aprendemos como iniciar a proposta, avaliar, estruturar, formatar, contextualizar e garantir que ela será lida e retornada com resultados, sejam eles positivos ou negativos.

Will participou do sessão sobre hip-hop.Como relatador por ele depois, foi uma sessão muito prazerosa. Os participantes criaram 2 músicas que seriam apresentadas no dia seguinte para todos os outros delegados. Além disso, a palestrante, quem era uma cantora profissional de hih hop, fez várias performances e estimulous os delegados a participarem de suas músicas. Deve ter sido muito divertido.

Após as sessões, nós estávamos cheios de energia, capacitação e motivação para trabalhar nos nossos projetos. Então, aí fomos nós! Chegou a hora do Planejamento de Ação (Fase 3). Will e eu já estávamos bem avançados devido aos nossos encontros e planejamentos extras. Adaptamos o nosso Fórum Juventude por Capacitação ao tema: Juventude Unida por um Ponto Final à Desigualdade de Gênero. Justificamos todos os passos com os nossos estudos sobre o problema no Brasil e estávamos felizes. Finalmente achamos o foco correto para o desenvolver do projeto que a React & Change vinha planejandpo há 8 meses. Estávamos quase prontos para a apresentação final. Só precisávamos finalizar tudo e trabalhar no que falaríamos no Sábado.

Logo mais a noite, durante o janter, tivemos a oportunidade de ouvir os talentos dos delegados. Muitos deles eram cantores, atores, músicos, poetas e até místicos. A noite foi incrivelment agradável. Fomos surpreendidos pelas expressões e vozes de alguns delegados e pudemos admirar a beleza da melodia de músicas tocantes e inspiradoras.


Facilitadora apresenta o seu poema indígena


Brasileira naturalizada Holandesa e atual moradora da África do Sul surpreende a todos com a sua voz maravilhosa!



Sulafricana apresenta sua poesia + música!



Interpretação e poesia inspiradora da convidada especial da noite.




A Apresentadora do Festival, Emcee Toni Blackman, apresenta a sua música Hip Hop.



Gostei muito daquele dia. Foi repleto de aprendizado. O dia seguinte seguiria a mesma estrutura e estaria cheio de surpresas! Fiquem ligados!

Comments (0)

Postar um comentário